Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Skip Navigation LinksAES ErgosMigração para o Mercado Livre Migração para o Mercado Livre voltar

Migração para o Mercado Livre

O que é o mercado livre?


Em um cenário energético cada vez mais incerto, livre e competitivo, é importante entender se sua empresa faz as escolhas certas na hora de obter um insumo essencial para sua operação: Energia.

 

Neste contexto, o ambiente de contratação livre (ACL) surge como uma alternativa à compra de energia da distribuidora. No mercado livre, sua empresa poderá negociar diretamente com geradores e comercializadores, tendo consequentemente, maior poder de escolha, competitividade, flexibilidade e previsibilidade na hora de contratar.

 

Minha empresa pode ser livre?

Para aderir ao mercado livre, você deve ser um consumidor livre “tradicional” ou então um consumidor especial.

 

Consumidores livres tradicionais - Se sua instalação possui pelo menos 3.000 kW de demanda contratada, você pode contratar energia através do mercado livre proveniente de qualquer fonte de geração. A única restrição é que, além do nível de demanda contratada, se sua empresa conectou-se ao sistema elétrico antes de 7 de julho de 1995, sua tensão deve ser superior a 69 kV.

 

Consumidores especiais – Se sua instalação possui demanda contrata igual ou maior a 500 e menor que 3.000 kW de demanda contratada, você pode contratar energia através do mercado livre, porém, provenientes apenas de usinas eólicas, solares, a biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou hidráulica de empreendimentos com potência inferior ou igual a 50.000 kW, as chamadas fontes especiais de energia.

 

O que devo fazer para migrar ao mercado livre?

Para que sua empresa migre ao mercado livre, é necessário em primeiro lugar entender alguns aspectos importantes:

      1.       Sua empresa possui os requisitos de tensão e demanda necessários para migrar ao ACL?

      2.       Quando é o término do contrato com a distribuidora? (Para migrar ao mercado livre, sua empresa deve rescindir o contrato com a distribuidora com 6 meses de antecedência).

      3.       É viável economicamente migrar ao mercado livre?

      4.       De quem vou comprar energia no mercado livre?


A AES Ergos é uma empresa integradora de soluções do grupo AES Brasil, que auxilia sua empresa a adequar seu sistema de medição e faturamento para migrar ao mercado livre de energia.

A AES Tietê, empresa do mesmo grupo, oferece suporte a avaliação de viabilidade para migração e pode ser a fornecedora de energia no mercado Livre. A AES Tietê conta com um parque gerador composto de 9 usinas hidrelétricas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, totalizando 2.658 MW de capacidade instalada.

 

Entre em contato conosco para entender mais sobre o processo, através de nossos canais de atendimento:

AES Ergos: (11) 2195-4392 ou email: atendimentoaesergos@aes.com

 AES Tietê: (11) 2195-2364 ou aestietecomercial@aes.com​

​​​​