Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Skip Navigation LinksAES ErgosNotícias O futuro já chegou voltar

O futuro já chegou

 
Inovação e interatividade marcaram a participação da AES Ergos na Futurecom 2016 
 
Quando aliamos a capacidade criativa do homem às infinitas possibilidades de uso da tecnologia, trilhamos um caminho rumo à inovação, que traz diversos benefícios para toda a sociedade.
 
Recentemente, lançamos a plataforma AES Brasil Inovação, que tem o objetivo facilitar e transformar ideias em resultados, aliando nosso conhecimento no setor de energia com a criatividade e agilidade das startups, o conhecimento das universidades e institutos de pesquisa. Vamos atuar com foco em cinco pilares: Internet das Coisas, Eficiência Energética, Geração Distribuída, Veículos Elétricos e Energy Storage.
 
Para ampliar essa discussão e estreitar o relacionamento com empresas de tecnologia e comunicação, participamos da Futurecom 2016, o maior evento de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) da América Latina. Apresentamos, durante os quatro dias de evento, soluções inovadoras, que prometem revolucionar o setor elétrico.
 
Painel de Gestão Energética
Em parceria com a PromonLogicalis, desenvolvemos um protótipo de produto para ser apresentado ao mercado durante o evento: o Painel de Gestão Energética – Smart Energy. O equipamento, integrado a sensores fornecidos por uma startup brasileira, reconhece os padrões de consumo de cada eletrodoméstico numa casa, separando a energia consumida por eles, o que permite ter um único aparelho avaliando o consumo individual dos dispositivos instalados no ambiente. 
 
O novo mundo da Internet das Coisas
Ultimamente, o termo IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas, está ganhando visibilidade, mas nem todos sabem exatamente o que significa. Ele se refere a uma revolução tecnológica, que tem como objetivo conectar os objetos da vida cotidiana com a internet, de forma inteligente e sensorial.  
 
Cada vez mais surgem eletrodomésticos, veículos, e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectados à internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. Nessa fusão do mundo real com o digital, as pessoas poderão ficar em constante comunicação e interação com outras pessoas ou objetos.  
 
Teresa Vernaglia, Presidente da AES Ergos, falou sobre a aplicação de internet das coisas no setor elétrico, e apresentou os projetos do grupo AES Brasil que utilizam essa tecnologia, como é o caso do Smart Grid; e os desafios para o adoção em larga escala do IoT. “Há uma mudança muito positiva acontecendo e precisamos nos antecipar para atender essa nova demanda do mercado. É fundamental aliar eficiência energética com inovação tecnológica, para que as pessoas possam acompanhar, em tempo real, o consumo de energia elétrica de suas residências ou empresas”. 
 
Para Ricardo Kahn, Gerente de Inovação da AES Ergos, “Esse é um novo mercado para a AES, no qual não estamos limitados geograficamente. É 100% independente e pode render ótimos negócios, com reflexo em toda a nossa cadeia de valor”. 
 
Oficina de inovação social
Com a proposta de democratizar o conhecimento e, principalmente, valorizar a criatividade das crianças e adolescentes, realizamos uma oficina de inovação social, em parceria com o Instituto AES. Trinta alunos da escola pública EMEF Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira, participantes do projeto AES Eletropaulo nas Escolas, foram desafiados a idealizar e gerar protótipos de baixo custo, propondo soluções para o uso consciente e eficiente de energia elétrica nas residências.
 
Oficina.jpg 
 
Smart Energya.jpg